PROJETO “A IDENTIDADE DE TODOS NÓS”

postado em: Sem categoria 0

Quem sou eu? Qual a minha história? Quais as minhas características? A identidade é um processo contínuo e quanto mais autoconhecimento possuímos, melhor se dá este processo. Ter consciência de nós, nosso papel, importância, origem, história é o que nos permite ser atuantes nos meios em que vivemos. Sem isso, nos sentimos pouco importantes e deixamos de realizar todo o nosso potencial…

Embasado nos campos de experiência da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o Projeto Anual da Educação Infantil do Cruz de Malta 2019 buscou promover experiências em que as crianças pudessem refletir e ampliar o conhecimento sobre “o eu, o outro e o nós”, comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos, demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive, manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida, relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade e dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

O objetivo principal do Projeto é fazer com que as crianças conheçam suas características pessoais, sua história de vida, a de sua família e a de seus amigos, a fim de desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma independente e confiante com relação às suas capacidades. Tudo isso numa atmosfera de colaboração com o grupo e suas famílias. 

No sábado, dia 26 de outubro, das 9h às 12h, nossos pequenos poderão vivenciar situações e explorar conteúdos que permitam desenvolver sua criatividade, executar experiências, ampliar conhecimentos e se expressar, através de vários tipos de linguagens.

Nossos bebês trabalharão com o tema “Eu sou assim” por meio das experiências vividas nas brincadeiras e interações com as berçaristas e com seus amiguinhos.

O mini maternal revelará as descobertas do tema “Eu e meu mundo”, com suas características, curiosidades e peculiaridades.

A turminha do maternal, super consciente e ‘antenada’ às individualidades, virá com o tema “Somos todos diferentes”.

E qual é a criança que nunca se perguntou “Quem sou eu”? O Jardim I mergulhou nessa investigação provando que “filosofar” pode ser muito divertido!!!

E os pequenos “grandes” da Educação Infantil, que logo farão parte do Ensino Fundamental, trabalharão com o tema “Minha história”… É a turma do Jardim II que não poupará esforços para explorar a sua própria trajetória.

Pequenos, apenas no tamanho… afinal, a curiosidade e o trabalho construído pelas turminhas da Educação Infantil do Cruz de Malta é muuuuuuiiiiito grande! Quer conferir? Você não vai se arrepender, pois além da exposição dos trabalhos, teremos oficinas interativas, apresentação artística e “sessão de cinema” para pais e filhos (onde será apresentado o vídeo dos  momentos mais significativos das vivências construídas em grupo, durante a rotina escolar).

Aguardamos vocês!!! Sua presença fará toda diferença…

“Não quero a beleza, quero a identidade.”

Clarice Lispector

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *