Nossa História
Há 40 anos formando pessoas com as competências necessárias para transformar o mundo num lugar mais justo, sustentável e feliz.
Com suas instalações divididas entre construções modernas e casarões antigos, o Instituto de Educação Cruz de Malta expõe seu conceito de forma visual. Uma escola tradicional, no mercado há 40 anos, com estrutura familiar e tratamento aconchegante. Mas, também administrada com visão no futuro, com foco nas novas tendências da educação e do mundo. Nosso propósito é preparar o aluno para transformar o mundo, oferecendo uma educação de qualidade por um preço justo e acessível.
Formar pessoas com as competências necessárias para transformar o mundo num lugar mais justo, sustentável e feliz. Essa é a missão do Instituto Cruz de Malta.
Nossa Visão: “Ser a melhor escola de médio porte, com equipe capacitada e comprometida com a construção de aprendizagens múltiplas e significativas para a formação de indivíduos capazes de transformar a realidade em que atuam, deixando um legado positivo.”
Um pouco de história
Querida Família,
Gostaria de contar a minha história para vocês. Uma história que começou a ser construída em 1980, em uma casa pequenina e aconchegante no bairro da Mooca. Nasci como uma Escola de Educação Infantil chamada Tic-Tac. Com acolhimento e uma proposta focada nas pessoas, não demorei muito para me tornar referência de ensino e atendimento de qualidade na região.
O tempo foi passando e o carinho, a parceria e o reconhecimento dos pais foram me fazendo crescer. Em 1996, abri minhas portas e o meu coração para os primeiros 35 alunos do Ensino Fundamental, iniciando juntos uma jornada na realização de sonhos. Foi neste momento que passei a me chamar Instituto de Educação Cruz de Malta. A partir daí, continuei crescendo… Sempre de forma cuidadosa e respeitosa com todos. Um crescimento gradual, tijolo por tijolo, pessoa por pessoa, projeto por projeto, sem fórmulas mágicas… Até que em 2014 dei um passo importante e de muita responsabilidade na minha história, com a inauguração das turmas de Ensino Médio.
Ao longo da minha história, participei ativamente da formação de muitas crianças; “lapidei” talentos, despertei sonhos, compartilhei conhecimento, criei vínculos, “mergulhei” na realidade de cada um… Juntos superamos muitos desafios, celebramos muitas conquistas e crescemos muito em qualidade. Em 2012, 2014 e 2015 fomos campeões nacionais de Jogos de Raciocínio, resultado que nos garantiu como representante oficial do Brasil nas Olimpíadas Internacionais na Romênia, Budapeste e Istambul. Em 2013, implantamos o inglês Cultura Inglesa e as Oficinas de Empreendedorismo, com a metodologia do Sebrae, dentro da grade curricular do Ensino Fundamental. Em 2016, adotamos o material didático do Sistema Objetivo, referência em resultados pedagógicos. Em 2018, ganhei, dentro da grade curricular do Fundamental II, um segundo idioma bastante arrojado: o mandarim. Esse ano estamos em fase de treinamento com o Google For Education, referência em Tecnologia, e realizaremos, pela primeira vez, os Exames de Certificação Internacional de Cambridge dentro da Escola. Uma história de crescimento que foca no aluno e traz ganhos pedagógicos significativos.
Como vocês podem ver, em 2020, completarei 40 anos. Muitas coisas aconteceram, mas a minha essência e as minhas crenças não mudaram. O foco no desenvolvimento das pessoas continua sendo o meu grande diferencial. Acredito que posso continuar crescendo... um crescimento permanente, construído por pessoas comprometidas e apaixonadas pelo mesmo propósito. Acredito numa educação respeitosa e amorosa, com resultados significativos em aprendizagem. Acredito numa escola que não existe apenas para ensinar, mas para aprender; não só para escutar, mas para dialogar. Uma escola que mantém uma gestão familiar, com foco nas novas tendências da educação e do mundo e que nunca se esquece das pessoas. Nos próximos 40 anos continuarei a investir naquilo que acredito. Se você também acredita no mesmo propósito, vem comigo transformar o mundo num lugar mais justo, sustentável e feliz.
Com carinho,
Instituto de Educação Cruz de Malta
O significado de Cruz de Malta?
A sessenta milhas ao Sul da Sicília se encontra a pequena Ilha de Malta, rodeada pelas águas cobalto do Mar Mediterrâneo. Habitada desde 5.000 a.C., foi dominada pelos britânicos por 150 anos. Seus habitantes, sedentos de conhecimento, partiram dali com o intuito de ampliar suas oportunidades. Alguns retornavam e outros continuavam a buscar e buscar cada vez mais novos horizontes. Ao partirem, identificavam-se com o símbolo da Cruz de Malta. Toda a história junto ao símbolo nos encantou a buscar um novo nome para a nossa Escola que, na ocasião, era pequenina como uma ilha, mas povoada por pessoas com sede de conhecimento e vontade de ir além.
Mooca, belo!
A história do Bairro da Mooca, que acolheu o Cruz de Malta, confunde-se com a própria história de São Paulo. Foi fundado em 1556 e era habitado por índios. Nos fins do império, a região possuía enormes casas, rodeadas por belas chácaras.
O tempo passou e houve uma intensa ocupação de italianos, que caracteriza o bairro até hoje. Assim como os Italianos, a Mooca acolheu em suas terras lituanos, croatas e muitas outras nacionalidades.
O charme das cores e sabores da Mooca deixa orgulhosas as diversas gerações que fazem parte dessa história. Podem-se encontrar, ainda hoje, muitos casarões antigos, com suas fachadas em vários estilos.
A Mooca atual é um bairro completo e autônomo, que conserva suas características residenciais e familiares, junto a infra estrutura moderna. Os tempos românticos, dos bondes já se foram, mas a Mooca continua sempre a mesma: um lugar alegre, acolhedor e apaixonante.
A famosa Rua dos Trilhos
Este logradouro faz menção aos trilhos de trem que contornavam o bairro da Mooca e toda a São Paulo. Instalados pela empresa São Paulo Railway, os trilhos eram as principais artérias, que faziam pulsar o industrializado bairro da Mooca, e toda a São Paulo; ligando o até então isolado Porto de Santos a diversas cidades do interior paulista.
Em 1839, surgiu o primeiro projeto para a construção de uma ferrovia, através da Serra do Mar, que por questões geográficas, dificultava grandemente as conexões entre o litoral e o interior. O Barão de Mauá, industrial de propostas avançadas, usou do seu prestígio econômico e político, para que a ferrovia saísse do papel.
Com o emprego de hábeis engenheiros e especialistas, os trilhos conseguem cruzar a Serra, e pelas dificuldades do terreno, somente em 1867 (vinte e oito anos depois), os trajetos foram finalizados. A ferrovia São Paulo Railway tinha Santos como seu marco zero e passava por diversos municípios, tais como como: São Paulo, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires, Jundiaí, Francisco Morato, Franco da Rocha e Caieiras.
Entre em contato
Agende uma visita e venha conhecer o nosso propósito.
Educação Infantil: 11 3385-6560
Fundamental e Médio: 11 3385-6568
Rua dos Trilhos, 1248 - Mooca - SP